Medicina do Trabalho

A principal preocupação desse ramo da saúde é a qualidade de vida e segurança do trabalhador.

Sua origem está entre o século XIX e XX com evolução do capitalismo e o avanço dos Direitos Humanos, que exigiam condições dignas de trabalho.

Entre as principais funções da medicina ocupacional, estão a conservação de salubridade e da higiene do local de trabalho, através de fiscalização e acompanhamento da condição física e mental dos funcionários de uma empresa. Quem avalia, atende e cuida dos detalhes da saúde ocupacional são profissionais como:

A principal preocupação desse ramo da saúde é a qualidade de vida e segurança do trabalhador.

Sua origem está entre o século XIX e XX com evolução do capitalismo e o avanço dos Direitos Humanos, que exigiam condições dignas de trabalho.

Entre as principais funções da medicina ocupacional, estão a conservação de salubridade e da higiene do local de trabalho, através de fiscalização e acompanhamento da condição física e mental dos funcionários de uma empresa. Quem avalia, atende e cuida dos detalhes da saúde ocupacional são profissionais como:

Serviços Relacionados

Serviços relacionados a Medicina do Trabalho.

O PCMSO é um programa que orienta as empresas nos procedimentos e condutas a serem adotados em função dos riscos aos quais os empregados se expõem no ambiente de trabalho, ou seja, O PCMSO é um conjunto de iniciativas que tem como objetivo prevenir danos a saúde e integridade do trabalhador e prever possíveis riscos relacionados com doenças do trabalho.

O objetivo da Elaboração do PCMSO é preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, com detecção precoce, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho.

Esses riscos devem ser identificados por ocasião da elaboração do PPRA e nas avaliações do ambiente laboral e deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos.

O PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário também deve ser preenchido por todos os empregadores que admitam trabalhadores do Programa de

Prevenção de Riscos Ambientais e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Um dos objetivos do PPP é comprovar as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em especial, o benefício de auxílio-doença.

O PPP deve ser emitido na Rescisão do contrato de trabalho ou na desfiliação da cooperativa, sindicato ou órgão gestor de mão-de-obra; sempre que solicitado pelo trabalhador, para fins de requerimento de reconhecimento de períodos laborados em condições especiais; para fins de análise de benefícios por incapacidade, a partir de 1º de janeiro de 2004, quando solicitado pelo INSS; para simples conferência por parte do trabalhador, pelo menos uma vez ao ano, quando da avaliação global anual do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA, até que seja implantado o PPP em meio magnético pela Previdência Social.

São denominados Exames Complementares Ocupacionais todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico.

Na prática da medicina do trabalho, os exames complementares ocupacionais ocupam uma dimensão importante, pois nem sempre os pacientes/funcionários apresentam queixas, uma vez que se trata de uma

Medicina Preventiva do Trabalho, ou seja, a doença precisa ser detectada em sua fase inicial ou pré-clínica.

Se a função que será exercida apresentar riscos para a saúde do trabalhador ou se o mesmo apresentar condições preexistentes que precisam ser amplamente averiguadas, alguns Exames Complementares

Ocupacionais são exigidos, de acordo com o que manda as diretrizes do PCMSO e com as dúvidas do médico responsável.

O PCA, Programa de Conservação Auditiva, é um programa previsto na NR7 e NR9 para prevenção de perdas auditivas ocupacionais e estabilização de perdas auditivas já existentes. Tem como objetivo estabelecer um conjunto de ações que visem prevenir o desencadeamento e ou agravamento da perda auditiva, assegurando a conservação da saúde auditiva dos funcionários da empresa. É de responsabilidade da empresa a manutenção da saúde dos seus colaboradores, bem como a prevenção de agravos a sua saúde assim como o cumprimento das normas do Programa de Conservação Auditiva, PCA. Para Cumprir o programa de PCA é fundamental que as condições ambientais da empresa estejam dentro do preconizado pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (Portaria 3214 de 1978).

O Exame Admissional é realizado para que a empresa contratante certifique-se que o funcionário contratado está apto para exercer determinada função. O Exame Admissional permite examinar o Funcionário antes da contratação o que garante para a empresa que o mesmo esteja em condições físicas para conseguir exercer a função.

O Exame demissional faz parte do atestado de saúde ocupacional. Norma do Ministério do Trabalho regulamentada pela portaria 3214/78 que estabelece que todo Empregado que trabalhe registrado por regime de CLT realize o exame demissional para verificar seu estado geral de saúde no ato do desligamento da empresa. Com o Exame Demissional é possível detectar se o empregado está em condições de se desligar da empresa resguardando tanto o empregador como o colaborador. Não é incomum que funcionários adquiram algumas patologias no local de trabalho, ou ao exercer a mesma função por tempo prolongado. O colaborador pode adquirir algum tipo de problema de saúde no local de trabalho como, por exemplo, quando o ambiente apresenta excesso de barulho. Neste caso, o funcionário pode adquirir algum problema auditivo, assim como pessoas que trabalham com digitação que também podem desenvolver as chamadas inflamações por esforços de repetição.

Os Exames Periódicos são importantes para verificar a saúde dos colaboradores tendo a principal função de averiguar fatores de risco que podem ser físicos, ergonômicos, biológicos em que o colaborador pode estar exposto no ambiente de trabalho. Os exames periódicos são exames clínicos que devem ser realizados em prazos pré-determinados pelo Médico Coordenador do PCMSO, em todos os colaboradores da empresa sempre de acordo com a saúde dos colaboradores e assegurando seus direitos previstos na nossa legislação. Com a realização dos exames periódicos é possível detectar com antecedência alguma patologia que restrinja algumas funções no ambiente do trabalho. Os exames periódicos garantem que os colaboradores possam exercer suas funções nas condições ideias evitando prejuízos futuros a sua saúde.

Quais os exames médicos são obrigatórios?

a) admissional;

b) periódico;

c) de retorno ao trabalho;

d) de mudança de função;

e) Demissional.

Para cada exame realizado, o médico da Saluttotal emitirá o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

O que é ASO?

O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) é o documento médico que avalia a capacidade laborativa de um trabalhador. Sendo exigido pela norma regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho e Emprego, o Atestado de Saúde Ocupacional ASO é o comprovante de que o colaborador foi avaliado em Exame Clínico Ocupacional.

A Medicina Ocupacional do Trabalho é uma área obrigatória a todas as empresas e é essencial desde a contratação, exercício das funções até seu desligamento da empresa. A Medicina Ocupacional tem como objetivos a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, prevenção de acidentes, adequação do ambiente de trabalho com a função exercida, promoção da saúde e melhora da qualidade de vida do trabalhador.

O Exame de Mudança de Função é exigido conforme a norma regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho e Emprego. Os Exames de Mudança de Função fazem parte dos exames obrigatórios do Atestado de Saúde Ocupacional ASO que são documentos médicos que avaliam a capacidade laborativa do trabalhador. Os Exames de Mudança de Função deverão ser realizados sempre que o colaborador for transferido de função ou setor, desde que haja alteração nos riscos ocupacionais que o mesmo venha a se expor. O Exame de Mudança de Função deve ser realizado antes da data da mudança. Os Exames de Mudança de Função devem visam avaliar se o colaborador possui a aptidão necessária para exercer a função, e se o exercício desta não poderá trazer prejuízos à saúde.

O Exame de Retorno ao Trabalho é exigido conforme a norma regulamentadora NR 07 do Ministério do Trabalho e Emprego. Os Exames de Retorno ao Trabalho fazem parte dos exames obrigatórios do Atestado de Saúde Ocupacional ASO. O ASO são documentos médicos que avaliam a capacidade laborativa do trabalhador. Os Exames de Retorno ao Trabalho deverão ser realizados em circunstâncias nas quais o colaborador permaneça afastado do serviço por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou ainda no retorno ao trabalho após o parto. A finalidade dos Exames de Retorno ao Trabalho é diagnosticar se o colaborador realmente recuperou sua capacidade física após um período de enfermidade, e se o mesmo já está em plenas condições de reassumir seu posto de trabalho. Este exame deverá ser realizado antes do retorno ao trabalho, mediante apresentação de documento da alta do INSS. A Saluttotal é uma empresa localizada em São Paulo que realiza Exames de Retorno ao Trabalho e outros exames exigidos pelo ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) além de prestar toda assessoria necessária para as empresas voltadas a Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho.

Procurando Soluções em Medicina do Trabalho para Sua Empresa?

ALERTA SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO.

R. Cônego Machado, 667 – Farol, Maceió – AL, 57051-160

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

SEGUNDA A QUINTA:
07:30 às 17:30.

Sexta: 07:30 às 16:30